domingo, 18 de julho de 2010

Celtic FC (ESC)

A coleção de hoje é do time escocês Celtic FC sediado em Glasgow. Compete na Scottish Premier League, mais alta divisão do futebol escocês. O nome oficial do clube é The Celtic Football Club.
Costuma ser conotado com os escoceses católicos e os descendentes de irlandeses. O seu grande rival local, o Glasgow Rangers, pelo contrário, costuma ser associado aos escoceses protestantes (presbiterianos ou calvinistas). Os encontros entre estas equipes fazem o clássico Celtic versus Rangers. Em 1967, o Celtic se tornou o primeiro clube britânico a conquistar a Copa dos Campeões da Europa.
O Celtic Football Club foi formalmente constituído na Igreja de St. Mary, pelo monge marista Walfrid Kerins em 6 de Novembro de 1887, com o propósito de aliviar a pobreza no leste de Glasgow. O projeto de caridade chamava-se 'The Poor Children's Dinner Table'.
A população da região era formada, em sua maioria, por imigrantes irlandeses, vistos na época como cidadãos de segunda classe. Discriminados na condição de estrangeiros, eles recebiam salários inferiores à média. A escolha do nome Celtic foi uma maneira de propagar o orgulho que os integrantes tinham de suas origens.
O novo clube alugou um terreno, e um grupo de voluntários trabalhou para transformá-lo em um campo de jogo. O primeiro título do Celtic foi a Copa da Escócia de 1892, e no ano seguinte veio a conquista do Campeonato Escocês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário